Fundos Ajustam-se aos Novos Cenários

Os fundos de pensão mostram-se ágeis ao adaptar os seus parâmetros atuariais aos novos níveis de juros - mais baixos - que começam a ser efetivamente praticados no País. As últimas estatísticas disponíveis apontam 49% das entidades com planos de benefícios definidos (BDs) utilizando taxa atuarial de 6% ao ano, um contingente 24 pontos percentuais abaixo do que se verificava em 2008, quando aquele piso ainda era utilizado por 73% das associadas.

Na mesma linha e também refletindo as providências tomadas pelos fundos para se ajustarem a um novo quadro, que vai além dos juros mais baixos e inclui ainda uma maior expectativa de vida, mais associadas passaram a adotar tábuas de mortalidade que melhor espelham essa nova realidade demográfica. As estatísticas mais recentes mostram 45% das associadas utilizando a tábua AT 2000 (em detrimento da AT-83), quando no ano de 2008 eram apenas 29%.

Patrimônio – Os fundos de pensão alcançaram em setembro último a marca dos R$ 547,8 bilhões em patrimônio sob a sua administração, estando 62,2% desses recursos alocados em renda fixa, 28,6% em renda variável, 2,7% em investimentos estruturados (eram 2,0% em dezembro de 2010), 3,3% em imóveis e 2,7% em operações com participantes, entre outros ativos.. (Abrapp).