Tire suas dúvidas

Tire suas dúvidas

O que fazer para aderir ao PrevAmazônia?
Caso não tenha recebido o formulário previamente preenchido.
Acesse o site da CAPAF (www.capaf.org.br) e baixe o Termo de Adesão. Preencha, em três vias, assine e envie para Gerência de Recursos Humanos-GERHU.

Caso tenha recebido o formulário previamente preenchido.
Imprima o Termo, em três vias, complete e/ou retifique as informações do formulário e assine. Após, encaminhe-os para Gerência de Recursos Humanos-GERHU.

Em ambos os casos, atentar para a indicação do percentual de contribuição a ser descontado, e para os Ativos, admitidos a partir de 1997, indicar a opção de Serviço Passado, se assim desejar.

Após efetuar a minha inscrição, quando iniciam os repasses de contribuições?
Caso o Termo de Adesão seja recebido na CAPAF até o dia 15, de cada mês, ele será processado no mesmo mês, coso contrário, somente no mês subseqüente.

Como será a contribuição no PrevAmazônia ?
As Contribuições Básicas dos Participantes Ativos serão apuradas da seguinte forma:
I. Um percentual de 1% (um por cento) a 4% (quatro por cento), de escolha do participante da parcela do Salário de Contribuição acrescido de um segundo percentual de 8% (oito por cento) a 11% (onze por cento) do Salário de Contribuição que exceder a 10 (dez) vezes o Valor de Referência Previdenciário (VRP) vigente no mês.

II. Os percentuais definidos no item anterior somente poderão ser alterados anualmente, sempre no mês de junho, a pedido do participante.

Para os novos participantes:
III. A Contribuição Serviço Passado poderá ser efetuada pelo participante ativo que no início da vigência tenha aderido ao plano, seja empregado do patrocinador e não tenha ingressado em planos da Entidade até a referida data. No caso, será considerado o período de tempo de serviço passado contado da data de admissão do participante no patrocinador até a data de adesão ao PrevAmazônia. Caso o participante opte pela contribuição do serviço passado, o patrocinador aportará sua contribuição nos mesmos percentuais do participante.

Sou ex-participante e aderi aos novos planos. Posso ingressar também no PrevAmazônia? Como?
Se você aderiu ao plano saldado, você pode aderir ao PrevAmazônia, basta preencher o Termo de Adesão e definir o valor da sua contribuição.

Como posso ver quanto vou descontar e receber?
Entre no simulador que está disponibilizado no site da CAPAF e você saberá quanto irá contribuir e terá uma estimativa do seu benefício.

Sou ex-participante da CAPAF, posso aderir ao PrevAmazônia e fazer a contribuição do “serviço passado”?
Você só poderá aderir ao PrevAmazônia se tiver aderido ao Saldado, e o ex-participante não poderá fazer a contribuição do “serviço passado”.

Quando do desligamento do Banco, é possível solicitar o resgate total da poupança ou apenas receber mensalmente como benefício de aposentadoria?
Você pode resgatar o seu saldo de contribuições, mas apenas a parcela do participante. A do patrocinador ficará para o Plano. Ou você pode receber o seu benefício nas formas estabelecidas pelo Plano.

Gostaria de saber como fica para aqueles que vieram do AmazonVida para o beneficio saldado e agora fazem a adesão ao PrevAmazônia, na questão de desligamento do Banco.
O valor que está no saldado poderá ser sacado de uma só vez?
Sim, poderá ser sacado em parcela única.

O valor total poderá ser transferido para outro plano de previdência (portabilidade) sem nenhum ônus?
Apenas se o participante não estiver elegível a aposentadoria.

Quanto tempo tenho que contribuir no PrevAmazonia , antes de me desligar definitivamente do Banco e ter os benefícios do novo plano, inclusive a parte da empresa? Caso afirmativo, poderei sacar só a minha contribuição ou será acrescida da parte do empregador?
Se o participante não faz parte dos planos saldados este deverá ter um mínimo de 5 anos de contribuição para o Plano para se aposentar, e na opção de resgate só poderá sacar a sua parte.

Existe um limitador relativo a apuração do meu salário de contribuição para fim de apuração da contribuição ao PrevAmazônia, tendo por base o artigo 27, inciso I ?
Não há nenhum limitador, a contribuição é sobre a remuneração mensal.

Por ocasião da concessão da aposentadoria Normal, no caso da opção do recebimento de até 25% do saldo da Conta Individual do Participante, serão considerados os valores das contribuições efetuadas pelo Patrocinador ou apenas as individuais feitas pelo Participante (Ativo)?
Serão consideradas todas as contribuições, inclusive a do Patrocinador.

O participante que aderiu ao saldamento, mas ainda não está elegível a esse benefício e foi desligado do Patrocinador, como deverá proceder em relação à CAPAF para garantir o recebimento do seu benefício quando da elegibilidade, poderá também aderir ao Prev Amazônia?
Este participante poderá aderir ao Prev Amazônia.

Quais os critérios considerados para elegibilidade aos benefícios do PrevAmazônia?
- cumprimento de carência mínima de 60 (sessenta) contribuições mensais ao PrevAmazônia;
- cessação do vínculo empregatício com o Patrocinador;
- possua, no mínimo, 55 (cinqüenta e cinco) anos de idade.
- concessão de benefício pelo regime de previdência ao qual o participante esteja filiado por intermédio de seu patrocinador.

O participante que aderiu ao saldamento, mas ainda não está elegível a esse benefício e foi desligado do Patrocinador, como deverá proceder em relação à CAPAF para garantir o recebimento do seu benefício quando da elegibilidade, poderá também aderir ao PrevAmazônia?
Este participante poderá aderir ao PrevAmazônia.

Como será o resgate de contribuições no PrevAmazônia?
O direito acumulado pelo participante junto ao PrevAmazônia para fins de resgate corresponde ao Saldo de Conta Individual detido pelo participante na data da opção por esse benefício, excluídos os valores referentes a Subconta Básica do Patrocinador e contribuições efetuadas pelo Patrocinador na Subconta Serviço Passado. O resgate será permitido caso o participante não esteja em gozo de benefício.
O valor da aposentadoria pelo PrevAmazônia será estimado a partir da sua contribuição e dependerá da rentabilidade obtida nos investimentos do Plano.

O que é VRP?
VRP ou Valor de Referência do Plano Saldado é o valor monetário fixado para a apuração de limites estabelecidos pelo Plano Saldado de Benefícios, e que na data do saldamento corresponderá a R$ 359,92 (trezentos e cinqüenta e nove reais e noventa e dois centavos) e será reajustado anualmente através do Índice de Reajuste do Plano). Esse valor será reajustado anualmente pelo índice de correção do plano.

É possível alterar o percentual de contribuição do serviço passado?
Sim, inclusive os empregados que já fizeram a adesão ao PrevAmazônia.  Clique aqui e baixe o requerimento.